Telemetria avançada para a indústria: transformando dados em resultados tangíveis

| Blog

A telemetria avançada tem se tornado uma ferramenta crucial na indústria moderna, revolucionando a forma como as empresas monitoram e gerenciam seus processos. Essa tecnologia permite a coleta, transmissão e análise de dados em tempo real, proporcionando uma visão mais precisa e detalhada das operações. 

Como Funciona a Telemetria Avançada 

A telemetria avançada é uma tecnologia que através do barramento CAN e/ou sensores disponíveis, monitora a forma como os veículos estão sendo conduzidos, alertando o condutor, registrando em memória e enviando via GPRS/GSM todas as não conformidades. Sendo assim, essa tecnologia consegue monitorar além da velocidade do veículo. Ela capta dados de RPM, acionamento de 4x4, freadas bruscas, tempos de parada com motor ligado/desligado, acelerômetro e muito mais. 

Benefícios Tangíveis 

Monitoramento em Tempo Real: A capacidade de acompanhar em tempo real o desempenho dos equipamentos e processos industriais permite uma resposta imediata a eventuais falhas ou variações, evitando paralisações não programadas e aumentando a eficiência operacional. 

Otimização de Recursos: Com a telemetria avançada, é possível identificar padrões de uso e desempenho, permitindo a otimização da alocação de recursos, seja em termos de energia, matéria-prima ou mão de obra. 

Redução de Custos Operacionais: Ao otimizar processos e recursos, as empresas podem experimentar uma significativa redução nos custos operacionais, aumentando a competitividade no mercado. 

Tomada de Decisão Informada: Com acesso a dados precisos e atualizados, os gestores têm em mãos informações valiosas para embasar suas decisões estratégicas. Isso pode impactar diretamente na competitividade e no sucesso a longo prazo da empresa. 

Gestão e supervisão do processo logístico: Com a telemetria avançada, é possível realizar a gestão do controle operacional, logístico e da jornada de trabalho, envolvendo uma coordenação eficiente e eficaz das atividades diárias, administração otimizada dos recursos logísticos e a supervisão adequada do tempo e das responsabilidades dos colaboradores durante sua jornada de trabalho. 

Desafios e Soluções 

Implementar um sistema de telemetria avançada pode apresentar desafios, como a integração com sistemas legados, questões de segurança cibernética e a necessidade de treinamento de equipe. No entanto, com a orientação e suporte adequados, esses obstáculos podem ser superados, e os benefícios da telemetria avançada podem ser plenamente aproveitados. 

A telemetria avançada é uma ferramenta poderosa que está transformando a forma como a indústria opera.

Ao proporcionar uma visão detalhada e em tempo real das operações, ela permite uma tomada de decisão mais informada e eficiente. Com os benefícios tangíveis que oferece, a telemetria avançada se torna um investimento estratégico para qualquer empresa que busca aumentar sua competitividade e eficiência no mercado. Ao considerar a implementação dessa tecnologia, as organizações estão dando passos sólidos em direção a um futuro mais produtivo e sustentável. 

A Creare Sistemas integra tecnologias para criar o centro de comando perfeito, monitorando, gerenciando e automatizando todas as fases. 

  • +55 (51) 30949090
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Av. Farroupilha, 8001 – ULBRATECH – Prédio 16

  • Canoas – RS
  • +55 (51) 30949090
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Av. Farroupilha, 8001 – ULBRATECH – Prédio 16

  • Canoas – RS

2023 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade