Telemetria: 3 Motivos Para Investir na Sua Frota

| Blog

A telemetria avançada é um recurso que tem ajudado gestores de todo o mundo a tornarem suas frotas muito mais seguras e produtivas. E por esse motivo que preparamos esse artigo, para que você saiba mais por que ter a telemetria instalada na sua frota é uma escolha inteligente para o seu negócio.

O que você vai encontrar aqui

• Entendendo o contexto de mercado
  • O que é a telemetria avançada
  • 3 motivos para investir em telemetria avançada
  • Conclusão
  • Bônus: Soluções de telemetria avançada que você precisa conhecer

Entendendo o contexto de mercado

Antes de começarmos a tratar diretamente do tema telemetria avançada, é interessante observarmos alguns detalhes importantes do contexto.

Uma grande dificuldade enfrentada pelos gestores é saber onde e como os veículos de suas frotas estão circulando. Para ter uma frota econômica e produtiva, informações como forma de dirigibilidade, itinerários, jornadas de trabalho e consumo de combustível são muito importantes. Ou seja, é preciso ter informações mais completas sobre a frota e os motoristas. Nesse sentido, a necessidade vai muito além de soluções simples como o GPS ou o rastreamento veicular.

Ter e manter a frota em operação produtiva é um desafio, que custa tempo e dinheiro à sua empresa.

Assim, uma gestão de frotas econômica e otimizada requer dados precisos de dirigibilidade para a tomada de decisão correta. Para ilustrar, imagine que o gasto de combustível na sua empresa aumentou e você quer saber de onde vem esse problema. Uma solução comum seria perguntar aos motoristas, verificar as localizações ou mesmo solicitar que eles registrem a quilometragem a cada abastecimento.

Apesar de úteis em um primeiro momento, essas estratégias não são suficientes. Além da imprecisão dos dados coletados, existem fatores não tão aparentes que impactam significativamente no resultado como, por exemplo, ter informações sobre o perfil de dirigibilidade dos motoristas para análise e diagnóstico do que deve ser melhorado. A telemetria avançada pode lhe auxiliar a resolver essa questão e muitas outras que deixarão a sua frota mais produtiva e econômica.

O que é a telemetria avançada

De forma resumida, a telemetria avançada é uma solução que coleta dados sobre o desempenho do veículo e do condutor, por meio de diversos sensores instalados no equipamento e que permitem que seja feita uma análise completa da operação.

Através dos equipamentos embarcados, o gestor tem acesso a diversas informações, tais como:

- Verificação de rotas

- Controle de jornadas / horas dirigidas

- Variações de velocidade

- Eventos de RPM

- Gasto de combustível

- Localização do veículo

Estas são apenas algumas das funcionalidades que a telemetria avançada oferece. Na próxima seção vamos apresentar os motivos que fazem da telemetria avançada um investimento essencial para todos os tipos de frota.

3 motivos para investir em telemetria avançada

Como destacamos acima, a telemetria avançada fornece dados precisos de dirigibilidade dos veículos, que podem ser consultados à distância e que auxiliam na análise de indicadores para uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.

E para complementar, listamos abaixo os 3 motivos que fazem da telemetria avançada um investimento essencial para a gestão de frotas da sua empresa. São eles:

1. Aumento da segurança da frota: com acesso a dados precisos de cada veículo, tais como tempo de jornada, identificação do condutor, infrações cometidas, uso do cinto de segurança, entre outros. O gestor receberá informações sobre o comportamento de condução do seu motorista, resultando em análises mais completas e tomadas de decisões com maior assertividade.
  2. Aumento produtividade: com os recursos da telemetria avançada você tem o conhecimento de tudo o que está acontecendo na operação, desde a localização e velocidade, até o número de rotações do motor. Com essas informações é possível definir estratégias de jornada e manutenção do veículo de forma que torne sua frota mais produtiva.
  3. Redução de custos: através dos dados captados pela telemetria avançada, o gestor tem acesso a informações que servirão como base para decisões que otimizarão a frota. Entre os principais impactos da telemetria avançada está a redução de custos, já que podem ser feitas tanto mudança de rotas como o monitoramento e reeducação de motoristas para um perfil de direção mais defensivo e econômico.

Agora que você já conhece os 3 maiores benefícios da telemetria avançada, vamos apresentar duas das soluções mais inovadoras do mercado para ter uma frota mais segura, produtiva e econômica.

Bônus: Soluções de telemetria avançada que você precisa conhecer

A Creare Sistemas conta com duas soluções completas para o gestor que deseja tornar sua frota mais eficiente e segura: o FrotaLog e o AgroLog.

O Frotalog é uma solução de telemetria avançada para gerenciamento de frotas e ativos móveis que contribui para o aumento de segurança, economia e gestão das operações.

Já o AgroLog é uma solução customizável, que integra diversas tecnologias, criando o centro de controle em um único ambiente, permitindo assim o monitoramento, gerenciamento, automação e controle das operações. Assim, os gestores tem aliado em todas as etapas do processo logístico da matéria prima.

Por fim, seja com o FrotaLog ou com o AgroLog, você pode ter uma solução capaz de oferecer o controle completo das operações logísticas, podendo gerenciar e monitorar os processos desde a origem até o destino final.

Preparado para mudar a sua gestão de frotas e ter mais segurança, produtividade e retorno dos seus ativos?

Fale com a Creare Sistemas hoje mesmo!