Entenda a relação entre a tecnologia de gestão logística e o crescimento do setor florestal

| Blog

De acordo com um estudo recente do IBGE, as florestas plantadas ocupam uma extensão significativa no Brasil, cobrindo cerca de 10 milhões de hectares. Além disso, o país é líder global em produtividade florestal, alcançando uma média impressionante de 35,7 m³/ha/ano para plantações de eucalipto e 30,5 m³/ha/ano para plantações de pinus, só para dar alguns exemplos.

O setor florestal brasileiro é de importância indiscutível. Além de seu crescimento constante, ele está investindo substancialmente em projetos com conclusão prevista até 2024, somando um montante impressionante de R$ 53,5 bilhões em investimentos.

É relevante destacar que a expansão desses projetos resultará na criação de 35 mil vagas de emprego temporárias, com um adicional de 14 mil vagas permanentes em uma indústria que já emprega atualmente 1,4 milhão de pessoas, de acordo com informações da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), que representa o setor de árvores plantadas em todas as etapas, desde o cultivo até a produção industrial, abrangendo produtos como celulose, papel, painéis, pisos e biomassa.

Floresta 4.0 -  Crescimento e Inovação

Para sustentar esse crescimento de maneira sustentável, o mercado está focando seus esforços na inovação. Nos últimos anos, a indústria florestal passou por transformações substanciais que vão além da simples aquisição de novos equipamentos. Esse processo envolveu a digitalização de seus procedimentos e a aplicação de dados como base para a gestão e operação, resultando na otimização das atividades e tornando-as mais eficientes e flexíveis.

As projeções para a próxima década indicam que essa tendência de inovação ganhará ainda mais força. De acordo com dados da ABII, espera-se que, nos próximos 10 anos, cerca de 15% das empresas do setor adotem práticas relacionadas à indústria 4.0. Esse movimento, conhecido como Floresta 4.0, se destaca pela interconexão de máquinas e sistemas por meio de tecnologias digitais aplicadas aos processos florestais, com o objetivo de aprimorar a gestão, a produtividade e a segurança das operações.

Todas as etapas da produção florestal, desde a silvicultura até a logística e a indústria, podem se beneficiar das tecnologias da Floresta 4.0. Isso inclui a implementação de equipamentos e sensores na produção de sementes, bem como a melhoria dos processos de transformação industrial.

As demandas de inovação nesse setor precisam ser atendidas. É por isso que a Creare Sistemas trabalha com foco em soluções voltadas para organizações do setor, atendendo a uma carteira de clientes que inclui grandes nomes do segmento, para os quais fornecemos ferramentas que automatizam os processos logísticos, tornando-os mais produtivos e seguros.

Conheça o AgroLOG Celulose

Uma dessas soluções é o AgroLOG Celulose, que automatiza o transporte de madeira. Essa ferramenta oferece recursos de monitoramento, gerenciamento, automação e controle remoto das operações de suprimento de madeira, desde o plantio até a entrega na indústria.

A solução permite análises em tempo real por meio de dashboards no Centro de Controle de Operações, exibindo informações como Frentes de Carregamento, status operacional das gruas, caminhões na fila e a localização de veículos e máquinas em mapas digitais. Além disso, registra os tempos envolvidos em cada atividade para elaboração de relatórios gerenciais.

O sistema também abrange funcionalidades relacionadas à segurança no transporte, incluindo monitoramento de velocidade, freadas, paradas, jornada de trabalho, tempos de descanso, controle de rotas e até mesmo monitoramento da fadiga e distração do motorista, usando câmeras com inteligência artificial. Todos esses aspectos podem ser controlados por gestores e centros de comando por meio de dashboards detalhados e abrangentes, integrando informações da frota e das cargas em tempo real por meio de BI e análise de dados.

“Brasil se destaca como o segundo país com maior cobertura florestal do mundo.”

Mais do que apenas adotar novas tecnologias com sensores e sistemas, o verdadeiro avanço na tendência Floresta 4.0 reside na utilização dos dados fornecidos por essas tecnologias. A automação no controle da logística de movimentação de madeira representa um passo significativo para aumentar a segurança e eficiência das empresas desse setor.

É importante salientar que o Brasil se destaca como o segundo país com maior cobertura florestal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia, de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, ou seja: há muito a ser gerido, há muito a gerar riqueza, e nisso a Creare é um parceiro preparado para auxiliar.