MONITORAMENTO E TELEMETRIA DE
COMPOSIÇÕES FERROVIÁRIAS

A Rede ferroviária brasileira possui mais de 29 mil quilômetros de extensão, espalhados pelos estados brasileiros. A constante expansão do setor exige mecanismos de controle mais apurados para monitorar as operações e a geração de dados precisos sobre as movimentações sobre os trilhos, permitindo um refinamento contínuo dos processos internos, resultando em maior eficiência operacional e na diminuição dos custo com erros e desperdícios.

Por isso faz-se necessário a utilização de sistemas que automatizem processos rotineiros, por isso a Creare trabalha com soluções que automatizam os processos reduzindo custos, aumentando a segurança e a eficiência operacional. São sistemas de identificação automática e localização de vagões, monitoramento da composição e integração com sistemas de pesagem entre outros. Todos essas funções são centralizadas em um Centro de Controle Operacional, que recebe, processa e integra informações provenientes de equipamentos em campo. Neste centro de comando é possível ter visão global de toda a operação para o gerenciamento.

As tags de RFID instaladas nos vagões são lidas pelos dispositivos remotos de coleta de dados auxiliando a empresa a obter dados específicos sobre a movimentação dos vagões e para a gestão de sua frota, ampliando o controle dos transportes. A adoção do sistema permite maior tranparência nas operações, gerando melhores resultados. A geração de dados e informações seguras contribui para otimizar os negócios e para obter uma rápida tomada de decisões.