Opinião de especialista: Creare Sistemas e VLI conectadas pelo mesmo objetivo: “Salvar Vidas”

Mais uma semana de “Opinião de especialista” no ar. Já falamos sobre crescimento em tempos difíceis, com Paulo Renato Jotz (confira aqui – link) e sobre empreendedorismo com o nosso CEO, André Ribeiro (confira aqui – link).  

E hoje, nosso convidado especial é Rodrigo Carvalho, especialista em vendas na Creare Sistemas. O assunto da vez é sobre como a VLI, referência em segurança no seu segmento, tem agido para salvar cada vez mais vidas  

RODRIGO CARVALHO: Creare Sistemas e VLI conectadas pelo mesmo objetivo: “Salvar Vidas” 

A escolha de um sistema para melhorar a segurança veicular é uma escolha difícil, por vezes até demorada. Quando se trata em tecnologias para salvar vidas, não é permitido espaço para erros, ela deve ser fornecida por alguém experiente e ágil. 

Sendo assim é com imensa satisfação e gratidão que recebemos o pedido da VLI para contratação do Sistema GoAwake, solução para prevenção de acidentes por fadiga e distração. A gigante da área de logística transporta – por meio de sua rede integrada de terminais, ferrovias e portos – milhões de toneladas de produtos agrícolas, siderúrgicos e industrializados. 

O objetivo do sistema implantado é aumentar a segurança nas operações, especialmente da frota pesada, que faz viagens mais longas. Por esta razão, a implantação da solução iniciou por 287 caminhões da empresa que se deslocam de Palmas, no Tocantins, até Guará, em São Paulo, transportando cargas agrícolas. 

A GoAwake é utilizada pela VLI para monitorar sinais de comportamentos inadequados dos condutores (como o uso do celular, consumo de cigarros) e comportamentos não seguros (como indicações de cansaço, olhos fechados e bocejos).  

Ao detectar os sinais de risco, o sistema emite alertas sonoros em tempo real para o motorista, além de enviar os registros das ocorrências à Central de Comando e Controle. Com base em conceitos de computação, comunicação e inteligência e em acordo com a política de frotas de cada empresa, a Central disponibiliza profissionais altamente qualificados que monitoram 24 horas por dia os alertas do sistema, identificando riscos e tomando ações rápidas e eficazes 

Já na plataforma online GoAwake, é possível gerar relatórios com informações que permitem nortear o planejamento de segurança de frota da VLI, tais como: indicadores de performance, mapeamento de locais, horas do dia, bem como os dias da semana com maior incidência de situações de fadiga, controlar o número de infrações por condutor, entre outros. 

A VLI com o sistema GoAwake irá ampliar seu conhecimento sobre os hábitos de seus motoristas ao volante, identificando os trechos das vias que causam maior sonolência, definindo os locais de parada para descanso e refeições e estabelecendo jornadas de trabalho apropriadas para cada motorista. De forma geral, a GoAwake é uma tecnologia que vem para auxiliar os gestores a identificar riscos na condução da frota e tomar ações em tempo hábil para reduzir acidentes e salvar vidas.