Gestão de frotas tem impacto direto na otimização de gastos

A gestão de frotas é uma prática que visa monitorar e analisar dados referentes aos veículos e suas atuações, se utilizando de tecnologias para coletar informações detalhadas em tempo real, possibilitando entre outros benefícios, uma otimização de gastos.

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o transporte rodoviário é responsável por mais de 65% de toda a carga entregue no País. Esse protagonismo só é possível em virtude do constante aprimoramento buscado pelas transportadoras, para otimizar o serviço ofertado, e uma boa gestão de frotas se faz extremamente necessária.

Uma gestão de frota eficiente tem impacto direto no caixa da empresa, pode definir o lucro ou prejuízo, portanto, manter a frota o maior tempo disponível com o menor custo operacional é fundamental.

Dentre as variadas ferramentas disponíveis, destaca-se a as soluções tecnológicas como a telemetria avançada como a oferecida pela Creare sistemas e o vídeomonitoramento da GoAwake, que registram e organizam informações possibilitando uma redução das burocracias e agilizando os processos.

Porém, apesar da tecnologia figurar como principal agente na questão da efetividade no transporte, a parte humana ainda se faz presente e necessária, uma vez que é ela que manuseia a frota. É importante haver investimento não só em recursos, mas também em pessoas, é necessário que seja feito um bom processo de recrutamento de condutores, além de treinamento e de valorização da equipe.