Como a tecnologia pode revolucionar a gestão de frotas

A revolução do uso da inteligência artificial

Atualmente, estamos vendo de perto o uso e aplicação de novas tecnologias cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Na indústria, na logística e no setor de gestão de frotas, não é diferente. A tecnologia é uma grande aliada na otimização de atividades rotineiras e revoluciona a gestão de frotas.

Alguns exemplos de como a tecnologia auxilia a atuação do gestor de frota, são o monitoramento das condições do veículo, controle de combustível e quilometragem. Além da identificação dos condutores e planejamento de melhores rotas.

Paralelamente ao avanço da tecnologia que automatiza diversos processos da gestão de frotas, ainda é comum encontrar empresas com gestões praticamente manuais. Em uma pesquisa realizada em 2019 pelo Datafolha, foi identificado que 35% dos gestores de frota ainda utilizam o Excel e consolidam dados em planilhas.

A boa notícia é que agora o mercado já oferece soluções eficientes. Como é o caso das soluções da Creare Sistemas que conta com equipamentos embarcados, sistemas de comunicação e transmissão de dados e da integração de informações em uma plataforma robusta e de interface amigável, oferece soluções customizáveis e totalmente tecnológicas.

Através da inteligência artificial (IA) é possível monitorar atividades, acompanhar rotas e propor ações com foco na otimização e melhoria dos indicadores da frota. Com isso, o trabalho do gestor de frotas fica mais automatizado e eficaz, permitindo a tomada de decisões mais assertiva e efetiva.

Impactos da tecnologia na gestão de frotas

Simultaneamente, sistemas inteligentes e conectados impactam imediatamente a segurança e a preservação da vida do condutor. O monitoramento, a previsão e a melhor comunicação entre gestores e motoristas, garante uma performance mais segura e tendem a reduzir os riscos de colisões.

Por sua vez, o uso de sistemas inteligentes está relacionado à redução de custos, já que uma gestão de frota eficiente impacta diretamente o caixa da empresa, podendo definir se trará lucro ou prejuízo. Além de manter a frota disponível com o menor custo operacional.

Por último, as empresas que oferecem soluções que proporcionam maior autonomia para o gestor de frota saem na frente. Uma vez, que com a otimização da gestão de frotas as operações logísticas se tornam mais eficientes, independentemente do tamanho da frota.