7 Formas de promover o maio amarelo na sua frota pesada

O maio amarelo faz parte de um movimento internacional cujo a proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e sociedade civil e coloca em pauta esse tema tão importante, mobilizando a sociedade e discutindo efetivamente o tema, disseminando conhecimento e dando toda a atenção que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Empresas em geral tem um papel importante em promover um trânsito mais seguro para todos, mas principalmente as que atuam com operações de frota exercem um papel fundamental nisso. Afinal, ter operações mais seguras é algo de interesse de todas as partes. Então, esta é uma boa oportunidade de estabelecer ou aprimorar programas e iniciativas para promover mais segurança em sua frota pesada.

A melhora da segurança da sua operação com frota pesada não deve se basear apenas em reagir sempre que ocorre um acidente, um viés preventivo é mais adequado e está de acordo com ações como o Maio Amarelo.

Algumas boas práticas podem colaborar para aumentar a segurança da sua frota pesada e com isso, promover um trânsito mais seguro para todos:

1. Criar ou atualizar um programa abrangente de treinamento de motoristas

2. Estabelecer políticas e diretrizes de segurança

3. Monitorar o desempenho e o comportamento dos condutores na operação da frota pesada

4. Envolver as famílias dos condutores nas ações do maio amarelo

5. Considerar incentivos a práticas de direção segura

6. Criar e seguir um calendário de manutenção dos veículos

7. Considerar o uso de tecnologias para a gestão da segurança da frota 

A implementação de políticas e procedimentos de segurança antes que um evento negativo ocorra colabora para uma redução significativa de acidentes e impacta diretamente na economia de tempo, recurso financeiro e o mais importante, salva vidas.