3 indicadores essenciais para otimizar o processo logístico no agronegócio

Em um contexto de alto crescimento do agronegócio e aumento da competitividade no mercado, é cada vez mais necessário o aperfeiçoamento do processo logístico para acompanhar esse ritmo de desenvolvimento. Diante disso, a pauta do artigo de hoje é: Os 3 indicadores essenciais para otimizar o processo logístico no agronegócioComo sabemos, o setor logístico é primordial para o sucesso da produção e distribuição de produtos no agronegócio, de modo que afeta a qualidade, a segurança e os custos da operação. 

Perante uma área de tamanho impacto nos negócios, torna-se indispensável o uso de ferramentas que possam englobar sua complexidade e viabilizar uma tomada de decisão rápida e precisa pelos gestores.

Isso posto, a seguir você vai conferir uma lista especial com 3 indicadores que são altamente relevantes quando o assunto é a otimização do processo logístico no agronegócio.

1. Tempos de parada e seus motivos

Um dos problemas que atinge a logística do agronegócio são os tempos em que as máquinas e  veículos  ficam parados enquanto podiam estar sendo produtivos, sendo necessário ter um maior controle para entender os fatores que desencadeiam a situação.

Um exemplo são as longas esperas em filas de carregamento, que além de atrasar a operação, geram um menor aproveitamento das horas úteis em que elas estão circulando.

Outro ponto que vale destacar nesse sentido, diz respeito aos Pontos de Interesse (POIs), que proporcionam o acompanhamento do período que cada máquina passa em determinada área, visando a obtenção de dados que auxiliam na melhora do processo como um todo.  

Ou seja, ter controle desses indicadores auxilia tanto na agilidade dos processos como também colabora na redução de custos causado pela ociosidade das máquinas e veículos.

2. Indicadores de performance detalhados

Eficiência e assertividade. Esses são dois pontos-chave quando falamos em indicadores de performance, isso porque eles fornecem o subsídio necessário para o embasamento de decisões futuras com base nas ocorrências do presente.

O AgroLog tem em seu sistema recursos que permitem a aplicação prática desse conceito, já que graças à telemetria avançada e tecnologias associadas embarcadas, a solução oferece dados sobre o desempenho do condutor e do veículo.

Nesse contexto, o ponto de destaque é a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), que identifica o profissional ao iniciar a jornada de trabalho e faz com que seja mensurado seu desempenho ao longo de cada turno trabalhado.

Existem também os indicadores que se referem ao desempenho do veículo/máquina, como gastos com combustível e o controle de RPM. 

Juntos, eles contribuem para uma utilização mais eficiente dos recursos materiais e fornecem dados importantes para tomada de ações que garantem a segurança dos condutores.

3. Tempos operacionais e posicionamento georeferencial

Assim como o controle dos períodos de parada ou ociosidade das máquinas, ter as informações sobre o tempo de operação e posicionamento georeferencial são fundamentais para a gestão.

Para explicar melhor essa questão, temos como exemplo uma funcionalidade do AgroLog, solução da Creare voltada especialmente ao agronegócio. 

Através das tecnologias que integram o sistema do AgroLOG, pode-se estabelecer comparativos sobre o tempo previsto e o tempo em que foi realizado o transporte. Isso ocorre porque a funcionalidade de posicionamento georeferencial fornece dados em tempo real sobre as coordenadas geográficas do veículo e das máquinas, proporcionando um monitoramento preciso durante o percurso e um detalhamento maior das rotas e trajetos percorridos.

Conclusão

Desta forma, tendo em vista o que abordamos no artigo de hoje, foi possível notar a importância dos indicadores para otimizar o processo logístico no agronegócio. Afinal, além de trazerem informações detalhadas do que acontece na operação, eles também ajudam controlar e otimizar o funcionamento dos processos.

Conte com a Creare Sistemas para obter soluções customizadas de acordo com as necessidades de cada cliente, fornecendo dados que servirão como base para indicadores e métricas de gestão, auxiliando a tomada de decisão para uma frota mais segura e eficiente.

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