Smartphones são uma das maiores causa de desatenção no transito brasileiro!

Smartphones são os maiores causadores de desatenção no trânsito brasileiro

Seja bem-vindo ao blog da Creare Sistemas e descubra hoje como evitar que seus condutores permaneçam focados em um aparelho móvel ao invés de acompanhar o trânsito.

Cerca de 94% dos acidentes nas vias são causados por imprudência e distração – provocada principalmente pelo uso do celular ao volante. Os condutores estão constantemente enviando mensagens no Whatsapp, navegando pelo feed do Facebook, vendo fotos e stories no Instagram, fazendo buscas no Google ou escolhendo a música que gostariam de ouvir no momento.

Essas simples e rotineiras práticas causam uma cegueira momentânea que fazem com que o condutor pare de prestar a atenção no trânsito e foque somente no seu celular.  A ação de enviar uma mensagem de texto ao volante aumenta a chance de ocorrer um acidente em até 23 vezes, enquanto fazer uma ligação diminui a atividade cerebral em 37%. Desta forma, além de pôr a sua vida em risco, o condutor também está arriscando a vida de outras pessoas e/ou a carga transportada pela empresa.

Já imaginou tudo que pode acontecer em 50 metros sem olhar para a via? Um pedestre pode estar cruzando a rua, uma bola que se atravessa no caminho, ou um carro que freia repentinamente, etc.  São inúmeras as situações que podem provocar um acidente com apenas 2 ou 3 segundos de distração.

No Brasil, uma das formas encontradas para combater este problema é a aplicação de diversas multas de valores que variam entre 200 a 250 reais, além de a adição de até 7 pontos à carteira do condutor. Além disso, o governo também organiza diversas campanhas de conscientização. Recomenda-se que as empresas também enfatizem aos seus condutores a importância de manter o foco na via.  Caso palavras não sejam o suficiente para mudar os hábitos dos condutores, nós temos a solução!

A Creare, como sempre pensando na segurança dos condutores, criou uma solução que possibilita a identificação dos condutores que fazem uso do celular ao volante, de forma a auxiliar a tomada de decisão dos gestores.

Conheça o FOCUS – Nosso sistema de prevenção de acidentes por distração e fadiga

• Sistema que identifica situações de fadiga, uso do celular, distração, consumo de cigarro entre outros, alertando condutor e central de monitoramento em tempo real.
  • Captura fotos e vídeos do condutor no momento da infração, juntamente com data e hora do evento, velocidade e tipo de não conformidade.

Creare Sistemas – Focus Dashboard

Contate a Creare Sistemas para saber mais sobre essa solução que aumenta a segurança de sua frota e salva vidas.

Telefone: (51) 3094 – 9090

E-mail: marketing@crearesistemas.com.br