Smartphone ao volante: causa campeã de desatenção no trânsito brasileiro

Um estudo da Abramet – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego mostra que o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil. Já o Detran demonstra que cerca de 94% dos acidentes nas vias são causados por imprudência e distração – provocada, principalmente, pelo uso do smartphone na direção.

Os condutores estão constantemente enviando mensagens via Whatsapp, navegando pelo feed do Facebook, vendo fotos e stories no Instagram, fazendo buscas no Google, atendendo/realizando ligações, ou escolhendo a música que gostariam de ouvir no momento.

Práticas simples e rotineiras, mas que, se realizadas por um motorista, causam uma cegueira momentânea que fazem com que o condutor pare de prestar atenção ao trânsito. Dados do Detran mostram que o simples ato de enviar uma mensagem de texto ao volante aumenta em até 23 vezes a chance de ocorrência de acidente. Já quando se faz ligações, a atividade cerebral cai em 37%.

Desta forma, além de pôr a sua vida em risco, o condutor também está arriscando a vida de outras pessoas e/ou a carga transportada pela empresa.

Já imaginou tudo que pode acontecer em 50 metros sem olhar para a via? Um pedestre pode estar cruzando a rua, uma bola ou outro objeto pode atravessar o caminho, um carro pode frear repentinamente… São inúmeras as situações passíveis de causar acidentes por apenas 2 ou 3 segundos de distração.

No Brasil, uma das formas encontradas para combater este problema é a aplicação de multas com valores que variam entre R$ 200 e R$ 250, além da adição de até 7 pontos à carteira do condutor. O governo organiza, ainda, campanhas de conscientização, e é recomendado que as empresas também enfatizem aos seus condutores a importância de manter o foco na via.

Além disso, é possível contar com um forte aliado para mudar os hábitos dos condutores: a tecnologia. Nós, da Creare Sitemas, temos a solução!

Pensando na segurança de todos os envolvidos no trânsito, criamos uma solução que possibilita a identificação dos condutores que fazem uso do celular ao volante, de forma a auxiliar a tomada de decisão dos gestores.

Conheça o FOCUS – Nosso sistema de prevenção de acidentes por distração e fadiga

• Sistema que identifica situações de fadiga, uso do celular, distração, consumo de cigarro entre outros, alertando condutor e central de monitoramento em tempo real.
  • Captura fotos e vídeos do condutor no momento da infração, juntamente com data e hora do evento, velocidade e tipo de não conformidade

Creare Sistemas – Focus Dashboard

Contate a Creare Sistemas para saber mais sobre essa solução que aumenta a segurança de sua frota e salva vidas.

Telefone: (51) 3094 – 9090

E-mail: marketing@crearesistemas.com.br