O que é barramento CAN?

0 Flares Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Você sabia…

Que o barramento CAN (Controller Area Network) é uma tecnologia que permite  ler e coletar informações precisas sobre os diversos sensores e componentes de um veículo?

O aumento da tecnologia e da eletrônica embarcada nos veículos e a necessidade de troca de informações entre eles, fez com que os chicotes elétricos, conectores e suas centenas de interligações se tornassem complexos, caros, de montagem e manutenção custosa e mais suscetíveis a falhas. O barramento CAN veio para resolver estes problemas, simplificando significativamente o chicote e interligações elétricas. Assim, os equipamentos eletrônicos passaram a “conversar” entre si através dos dois fios do barramento CAN. Um equipamento eletrônico devidamente conectado ao CAN poderá ler e transmitir  as informações que ali circulam, o que entrega a quem monitora, dados importantes para identificar se o funcionamento geral está como esperado, se há comportamentos/usos indevidos, se há potenciais falhas ou pontos de mudança/melhoria.

De que dados estamos falando? Apenas para citar alguns exemplos, dados do odômetro, RPM, velocidade, consumo de combustível, temperatura do motor, limpador de para-brisa e muitos outros podem ser utilizados por aplicações que transformam estes dados em informações úteis para o gerenciamento de manutenções, desempenho do veículo e até para identificar a forma como o mesmo está sendo conduzido (direção defensiva, ou agressiva), inclusive verificando se sua utilização está de acordo com a política de uso da frota definida pelas empresas.

Com o barramento CAN, os dados obtidos são precisos, pois refletem exatamente o que está sendo medido pelos sensores e informado ao condutor através do painel de instrumentos do veículo. Sistemas de telemetria que capturam os dados através do barramento CAN, transmitem-nos via rede de telefonia celular, ou mesmo via satélite, para as centrais de monitoramento, onde softwares dedicados executam o cruzamento e combinação de dados para gerarem relatórios detalhados e gerenciais sobre o uso dos veículos. Outros sistemas de telemetria que não possuem barramento CAN acabam calculando velocidades, distâncias percorridas e odômetro com o uso do GPS, mas que não tem, nem de perto, a mesma precisão do CAN. Os dados calculados a partir do GPS estão sujeito às imprecisões inerentes a esta tecnologia, que é afetada pelas condições climáticas, topografia e, dentro das grandes cidades, túneis, grandes edifícios e construções causam interferências e até interrupções de comunicação entre o receptor de sinal no veículo e os 24 satélites da rede GPS que estão na órbita terrestre a 20 mil Km de distância.

Está aí, o grande “divisor de águas” entre sistemas de telemetria: aqueles que utilizam leitura do CAN e os que usam apenas o GPS. Barramento CAN é detecção de itens monitorados em tempo real e com alta confiabilidade.

0 Flares Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×