O maior inimigo da frota pesada: Sono!

O maior inimigo da frota pesada: Sono!

Para o artigo de hoje a Creare Sistemas reuniu informações e dados sobre um dos grandes inimigos da gestão de frota pesada, o sono!

“Dormir ao volante é uma das principais causas de acidentes com morte nas rodovias. Cerca de 50% de todos os acidentes de trânsito estão associados à sonolência.” indica pesquisa da ABRAMET em 2015.

A presença do sono na direção é um problema recorrente no trânsito e envolve principalmente as empresas que trabalham em regime 24/7.

Um estudo da Revista Quatro Rodas realizado pelo Centro de Pilotagem Roberto Manzini e pelo o Laboratório Neuro-Sono da Unifesp em parceria com a Creare, comprovou que dirigir com sono tem efeitos que equivalem a dirigir alcoolizado. Veja mais aqui > http://www.crearesistemas.com.br/blog/creare-racing/. O condutor do veículo deixa de prestar atenção na via e acaba por arriscar a sua vida e a dos outros e, em caso de acidentes, ainda prejudica a imagem e reputação da empresa.

Um dos principais causadores dessa sonolência é ter noites mal dormidas ou com menos de 8h/noite. Pesquisas apontam que dormir menos de 6 a 7 horas faz dobrar o risco de acidentes e que repousos noturnos inferior a 5 horas aumentam esse risco em 4,5 x.

A sonolência por ser identificada desde primeiros sintomas como bocejos ou piscadas frequentes além da dificuldade de manter os olhos abertos. Já visão dupla ou borrada, perda do controle do veículo – como aceleração e velocidade inconstante ou dificuldade para manter-se na pista – são indicativos extremos de sonolência que podem ser fatais!

Após reconhecer a sonolência há somente uma ação a ser executada:

• Estacione o carro em um lugar seguro, bem iluminado e tome um café forte. Depois feche as janelas do carro, tranque as portas, deite no banco e durma de 20 a 30 min.

A Creare Sistema desenvolveu um sistema que busca a prevenção de acidentes através da identificação de sinais de cansaço, fadiga e distração. Emite alertas sonoros para o condutor e para a central de comando, bem como faz o registro, a partir de fotos e vídeos, das não conformidades ocorridas no trajeto.

Conheça o FOCUS – Nosso sistema de prevenção de acidentes por fadiga

“A maioria dos acidentes por sonolência ocorre no período da madrugada e após o almoço” – ABRAMET ,2015

Além do sistema registrar as não conformidades também é possível visualizar mapas com os locais de riscos do trajeto escolhido assim como, saber período ou turnos onde o cansaço do condutor pode se intensificar.

Creare Sistemas – Focus Dashboard

Contate a Creare Sistemas para saber mais sobre essa solução que aumenta a segurança de sua frota e salva vidas.

Telefone: (51) 3094 – 9090

E-mail: marketing@crearesistemas.com.br