Maio Amarelo: Dicas para ajudar a construir um trânsito melhor

0 Flares Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Falar que a violência no trânsito é uma das maiores fontes de vítimas fatais no mundo não é nenhuma novidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, são mais de 37 mil mortes no trânsito por ano, um número que assusta.

Com o foco principal na vida e na sustentabilidade econômica, a ONU realiza todos os anos o Maio Amarelo, um mês de conscientização para o trânsito, incentivando boas práticas e diminuir acidentes.

Entretanto, é nossa responsabilidade reverter esse quadro perigoso no trânsito – e isso pode ser feito através de pequenas atitudes. São cuidados simples que, aplicados no dia a dia, resultam em um trânsito melhor para todos.

Como uma empresa desenvolvedora de tecnologias para a gestão de frotas, com foco em segurança, a Creare apoia o Maio Amarelo. Para isso, reunimos algumas dicas de como você, enquanto motorista, pode contribuir para um trânsito muito mais seguro.

Atenção à velocidade com que você anda

Você tem ideia que a força de uma batida de carro equivale a força da gravidade em uma queda livre?  Por exemplo, a colisão de um carro a 60 km/h equivale a cair de carro do 4 andar.

É por conta disso que é importante respeitar os limites de velocidade. Eles existem para ajudar os motoristas a ter mais tempo de reação aos imprevistos que podem acontecer nas ruas e estradas.

Encher o carro de bagagem nem sempre é uma boa

Viajar é sempre legal, e para quem pega a estrada, às vezes dá aquela vontade de levar a casa inteira consigo, só para ter certeza de que não esqueceu nada. Na ideia pode até ser legal, mas esse excesso de bagagem pode trazer alguns contras.

Carregar objetos demais na parte traseira do veículo aumentam a quantidade de pontos cegos e atrapalham a visão do condutor.

Objetos soltos no interior do veículo também podem representar um perigo. Por exemplo, ao efetuar uma freada brusca a 60 km/h, um simples objeto de 1 kg pode ser projetado pesando 50 kg.

Muito cuidado com os objetos carregados dentro do carro. Utilize preferencialmente o porta-luvas e o porta-malas.


O álcool não afeta só quem dirige veículos, não

Você já viu alguém bêbado tentando andar em linha reta? Imagine agora alguém embriagado tentando se equilibrar sobre uma bicicleta ou sobre um patinete. Álcool e direção no trânsito é sempre uma má combinação, não importa o veículo.

Segundo estudos psicológicos, a ingestão de apenas dois copos de cerveja pode reduzir o tempo de reação de uma pessoa de 0,75 segundo para mais de 2 segundos. No trânsito, onde uma fração de segundo pode evitar um acidente, isso é muito.

Mais um detalhe importante: você sabia que, se estiverem embriagados e se envolverem em acidentes, ciclistas e condutores de patinete, além de estarem mais vulneráveis para se machucar, também podem ser penalizados pela legislação de trânsito?


Cuidado ao usar o celular

Você sabia que o uso do celular ao volante é a terceira maior razão de acidentes no Brasil? Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o ato de responder uma mensagem no telefone, enquanto se está ao volante, pode aumentar as chances de um acidente em 400%?

Então se você está dirigindo, e aparecer aquela mensagem no WhatsApp, melhor deixar para responder depois. Se for muito, muito urgente, pare o carro em um local seguro para fazer isso. O celular é seu amigo, mas na hora de dirigir, ele pode ser um “amigo da onça”.

Creare e a segurança no trânsito

Há cerca de 20 anos no mercado, a Creare desenvolve sistemas de inteligência e monitoramento na gestão de frotas, com um foco dedicado à prevenção de acidentes. Com o uso de telemetria e inovações como Internet da Coisas, nossas soluções ajudam gestores de frotas a identificar condutas perigosas ao volante, contribuindo para a ação preventiva e redução de acidentes.

Para a Creare, o Maio Amarelo é momento para todos unirem esforços, em linha com a meta da ONU para salvar 5 milhões de vidas em 10 anos. Buscar mais segurança nas estradas é um trabalho contínuo, que deve durar o ano inteiro, e é dever de cada um colaborar neste processo.

marketing@crearesistemas.com.br | www.crearesistemas.com.br

0 Flares Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×