Entenda o que é direção defensiva e como praticá-la

0 Flares Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×
Todos os anos, milhares de pessoas adquirem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e com isso, a permissão para dirigir. Para que os novos motoristas conquistem o documento, é preciso realizar um curso preparatório que inclui aulas teóricas e práticas.Quando são iniciadas as aulas práticas na rua, o instrutor ensina os diferentes tipos de direção. São três os mais comuns: defensiva, ofensiva e evasiva. Esta última, evasiva, é o tipo de direção aplicada em casos de emergência, como acidentes de trânsito ou situações perigosas, como emboscadas ou sequestros. Esse tipo é muito aplicado por veículos responsáveis por escolta.

A direção ofensiva é utilizada nos casos em que é preciso agir para evitar alguma situação como uma perseguição. Essa forma de dirigir não é indicada para motoristas comuns e é amplamente adotada por policiais.

A direção defensiva é a mais importante dos três tipos. Por isso, é o tema central desse post. Dirigir defensivamente significa que o motorista está preparado e atento para evitar acidentes. O termo direção defensiva também é conhecido como condução preventiva, ou seja, a partir dessa classificação, entende-se que a pessoa está tomando decisões ao volante que previnam algum problema.

Por exemplo, ao perceber que o veículo de trás está muito próximo do seu, uma boa medida é manter uma distância além do indicado do carro da frente. Por quê? Dessa forma, caso aconteça uma parada brusca, você terá espaço para frear e ainda andar mais um pouco para evitar que o carro de trás colida com o seu veículo. Esta é uma atitude de prevenção, na qual o motorista antecipa uma ação, podendo evitar um acidente.

Mesmo quando não há trânsito ou outros veículos na via, é possível aplicar uma direção defensiva. Nos dias de chuva ou neblina, é fundamental que os motoristas conduzam com a velocidade reduzida e liguem os faróis do veículo. Caso não houver visibilidade suficiente para continuar a viagem, é importante procurar um local seguro e aguardar a melhora climática para voltar à estrada.

Praticar a direção defensiva diariamente é necessário para garantir a segurança de todos no trânsito.

Dicas para praticar a direção defensiva

  • Acionar os faróis sempre que houver escuridão, muita chuva ou neblina;
  • Guiar-se pela faixa branca na lateral da via caso a visibilida esteja baixa;
  • Verificar sempre os espelhos e acompanhar as ações dos veículos ao redor;
  • Ligar os pisca-alerta sempre que houver paradas repentinas;
  • Evitar dirigir quando as condições climáticas forem desfavoráveis;
  • Realizar periodicamente a manutenção do veículo (conferir pneus, freios, etc);
  • Manter distância segura do carro à frente;
  • Utilizar sempre o cinto de segurança;
  • Evitar a direção quando o motorista estiver cansado;
  • Não fazer o uso de equipamentos que podem tirar atenção, como celulares;
  • Respeitar a velocidade permitida.

Visite nosso site e redes sociais:

http://www.crearesistemas.com.br/

https://www.facebook.com/CreareSistemas

https://www.linkedin.com/company/creare-sistemas

 

0 Flares Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×