Carnaval está aí. Seu carro está pronto para pegar a estrada?

0 Flares Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Neste feriadão de Carnaval, fazer uma viagem segura fica mais fácil se você se preparar com antecedência. Tomar uma série de cuidados antes mesmo de pegar a estrada pode evitar possíveis dores de cabeça. Que tal fazer uma lista de coisas para checar antes de sair?

Um checklist preventivo, com informações como a calibragem e desgaste dos pneus, sistema elétrico, alinhamento, balanceamento, nível do óleo, água do radiador e fluido de freio, ajuda a verificar se o carro está em condições perfeitas para rodar.

Claro que levar o veículo em um profissional especializado para fazer o check-up é o mais indicado, para questões como alinhamento, balanceamento e troca de óleo. Entretanto, caso o orçamento esteja apertado, algumas medidas podem ser tomadas em casa para saber se seu carro está em condições de rodar com segurança.

CALIBRAGEM DOS PNEUS – Se para rodar dentro da cidade, o indicado é calibrar cada pneu é aproximadamente 30 libras por polegada (Psi), quando o veículo está com carga, ou seja, com mais de duas pessoas, o recomendado é calibrar 33 Psi nos pneus dianteiros e 35 Psi nos pneus traseiros. Manter os pneus calibrados na pressão correta é fundamental para garantir a estabilidade do veículo.

ÓLEO e FLUIDO DE FREIO – É possível manter o controle da quilometragem do veículo a cada troca de óleo. Em média, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 10 mil a 15 mil quilômetros (ou um ano). Quanto ao fluido de freio, a troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos.

ÁGUA E ADITIVO DO RADIADOR – Cuidar da água no radiador, ainda mais em casos de viagens mais longas, não deve ser esquecido. Para evitar aquecimentos e possíveis danos no motor, é importante completar o nível do reservatório do radiador com água e fluido na proporção correta. Esse não é um trabalho simples, que pode ser feito em casa, já que precisa de equipamentos específicos como a válvula termostática. A recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo do radiador seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO – É possível fazer alguns testes simples para ver se seu carro está fora de alinhamento na direção ou se está mal balanceado. Se sua direção estiver pesada durante a manobragem, ou se o carro pender para algum lado caso você soltar o volante quando em movimento, ele precisa de alinhamento e balanceamento, que deve ser feito por um profissional.

Além dos cuidados com a parte mecânica do veículo, também é importante lembrar de verificar se todos documentos e os equipamentos de segurança (extintor de incêndio, triângulo, macaco, chave de roda) estão em ordem e dentro da validade – aqueles que tem prazo de validade, é claro.

Checar todos estes itens antes de pegar a rodovia significa mais segurança para sua viagem e menos preocupação durante esse feriadão de lazer!

0 Flares Twitter 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×