5 dicas para uma gestão de frota mais produtiva!

A correria faz parte do dia a dia de um gestor de frota, em função disto fica difícil manter a sua gestão de frota tal como gostaria. Foi pensando nisso que criamos 5 dicas infalíveis para ajudar você nessa missão de reduzir custos com a frota e salvar vidas!

Fazer manutenções periódicas

As manutenções periódicas são muito importantes na gestão de frota pois, além de verificar-se os itens necessários para o funcionamento do veículo, ajuda a evitar acidentes aumentando a segurança do condutor. Também auxilia no controle e redução da emissão de gases poluentes, contribuindo para o meio ambiente.

Fazer a manutenção preventiva reduz custos, uma vez que, o gestor tendo o acompanhamento constante do estado do veículo, evita gastos inesperados no final do mês. Ter o controle desta manutenção é fundamental para que seja feito o serviço no período necessário para cada veículo.

Ter o controle do gasto com combustível

Um dos maiores gastos na gestão de frota ocorre a partir do consumo excessivo de combustível. Dificilmente um gestor terá o conhecimento de quanto está a média de combustível gasto para cada veículo da frota, porém é importante que seja acompanhado o mais de perto possível para que se possa fazer devidas correções.

Um consumo de combustível exacerbado pode se dar pela forma de condução do veículo (hábitos do condutor) ou em função do estado do veículo. Um veículo que de um mês para outro quase dobrou o consumo do combustível pode estar precisando de uma ida ao mecânico para verificar o ocorrido. Da mesma forma, quando identificado que um condutor tem gastado mais do que a média de consumo, pode ser que este precise de alguma orientação na forma de condução.

Sempre verificar os pneus

Essa é uma dica fundamental para uma gestão de frota que tem como objetivo aumentar a economia de seus veículos e segurança de seus condutores. O controle da vida útil dos pneus da frota e exige um acompanhamento constante para que se saiba, por exemplo, quando os pneus foram trocados pela última vez e/ou quando é a data de troca recomendada. Outro ponto muito importante para evitar acidentes é o calibramento correto do pneu e controle da aderência do pneu ao solo (garantindo que este não esteja “careca”). Uma gestão de frota consciente aumenta a segurança dos veículos e o diminui o dinheiro gasto com infortúnios.

Controle do prazo dos itens obrigatórios e de segurança do veículo

É recomendado sempre trocar o óleo, pastilhas de freio, extintor de incêndio e outros acessórios do veículo que tem um “vencimento”. Acompanhe os prazos de troca, deixando, sempre que possível, agendadas datas para trocas e/ou conferencia do estado desses itens. Desta forma, não é necessário se preocupar com gastos imprevistos com a frota e/ou parada surpresa que poderiam vir a surgir no meio de uma viagem.

Gerenciar as rotas e estradas utilizadas

Você da gestão de frota não sabe por onde os seus veículos estão andando?

Tem um planejamento de gestão de frota que prevê opções de rotas ideais, mas não sabe se os condutores estão seguindo?

Ou ainda, sua equipe de gestão de frota não possui planejamento sobre rotas e estradas mais seguras e econômicas para os veículos da empresa utilizar?

Não se preocupe! Esses três casos são muito comuns até mesmo em grandes empresas. Entretanto são questões extremamente importantes e que devem ser analisadas juntamente a equipe de gestão de frota. Ter um planejamento das rotas a serem percorridas é também uma maneira de auxiliar na redução de custos e proporcionar mais conforto e segurança aos condutores.

Com esses dados registrados fica mais fácil controlar das condições das estradas, quilômetros rodados, entre outros, facilitando a identificação da causa de boa parte dos problemas enfrentados pelos veículos e condutores ao longo do trajeto percorrido.

A Creare Sistemas tem uma ótima solução para esses problemas!

Temos um software de gestão de frota chamado FrotaLog que tem como objetivo melhorar a segurança da frota e na redução de custos com multas e manutenção.

Veja abaixo alguns dos resultados de um dos nossos clientes após a implementação de nosso sistema.

Um dos Cases de Sucesso da Creare Sistemas utilizando Telemetria Veicular para melhorar a Gestão de Frota do cliente.